Hoje é "Dia de São João"!
As festas juninas comemoram a alegria dos povos que moram tradicionalmente nos campos. Segundo a tradição, são para celebrar, para agradecer as boas colheitas.
A fogueira é uma característica das festas juninas. Representa a vida e boas novas. Uma lenda católica explica que foi um acordo feito pelas primas Maria e Isabel. Isabel teria de fazer uma fogueira para avisar a Maria sobre o nascimento de São João Batista e, assim a prima poderia auxiliá-la com o bebê.
Estas festas começaram nos campos e plantações originando os trajes típicos de caipiras e sinhazinhas, com casamentos de roça, danças e...
o melhor da culinária: bolos de milho, cocadas, paçocas, pé-de-moleque, curau, pipoca, milho cozido, maçã do amor entre outras delícias...
Esta dança relata um passeio entre os casais e por acontecer no campo está sujeita a alguns "imprevistos" como: a ponte que caiu, a chuva que cai e até uma cobra que aparece no caminho.
As festas juninas são uma legítima representação da alegria de nossa gente. São festas cheias de pureza, ingenuidade e poesia. Vamos brincar na festa junina!
Nenhum comentário:
Postar um comentário